Entrega do Jaleco – 1ª Turma do Curso de Enfermagem da FENM.
A primeira turma do curso de enfermagem da FENM, realizou na noite do dia 15 de julho de 2023, no plenário da Câmara municipal de Itaguaí , a Cerimônia do Jaleco, evento tradicionalmente conhecido na área da Saúde por marcar o início do processo acadêmico de seus discentes.
Ao todo, 29 acadêmicos que caminham para 2° período do curso, fizeram um juramento para reiterar o compromisso diante da missão que lhes foi designada para, em seguida, receberem o jaleco das mãos dos familiares.
Na ocasião, o presidente Mantenedor da FENM, Prof. Noel Pedrosa de Mello’ falou da importância desse momento para a educação de Itaguaí, e declarou: “Estamos reunidos hoje para celebrar e partilhar este momento importante na vida de 29 acadêmicos que escolheram a FENM para realizar o sonho de se tornar um profissional de Enfermagem, e que está cerimônia tem um elemento simbólico em que se firma o compromisso desses estudantes com a caminhada acadêmica para a sua futura profissão. É um compromisso público, de cinco anos, de muito sacrifício, de muita luta e esforço para que eles possam chegar ao final da caminhada e ser profissionais qualificados, com valores e atitudes, e que possam servir a sociedade “destacou.
A Coordenadora do curso, a profa. Elisângela Kozlowsky , reiterou o simbolismo do evento: o jaleco representa a biossegurança, por se tratar de um equipamento de proteção individual (EPI), que protege o profissional e o paciente, e também a responsabilidade profissional, que traz consigo um código de ética.
Quem viveu intensamente o momento foi a estudante @brubspepeu , que teve a responsabilidade de ler o juramento representando seus colega de turma . Para trazer um clima de afeto e acolhida ao rito formal, a presença dos familiares trouxe uma emoção a mais ao evento, já que foram os próprios entes queridos dos estudantes que vestiram o jaleco em cada um.
Para a FENM, a cerimônia marca o início da graduação para os ingressantes, e é uma forma de dar boas-vindas à Instituição, integrando os novos alunos para que eles sejam motivados desde o início a viver ao máximo a experiência do período de formação.