O(a) atendente de farmácia ocupa uma das principais funções dentro de estabelecimentos farmacêuticos, laboratoriais, e os demais voltados à saúde. É esse profissional que presta atendimento ao cliente e fornece o medicamento ou produto desejado, de acordo com a prescrição da receita e informa a respeito das dosagens indicadas.
Para ocupar essa função dentro do mercado de trabalho, se faz necessário um curso que ensine melhores formas de atender os clientes e reforçar os dados da receita do médico. O curso de atendente de farmácia deve ensinar, mesmo que de forma breve, sobre os medicamentos e como é a sua ação dentro do organismo humano após ser ingerido.
O que é um atendente de farmácia?
O(a) atendente de farmácia é o profissional que presta atendimento físico ou telefônico ao cliente, bem como, dá sugestões e esclarece dúvidas sobre produtos ou medicamentos para venda sem receita. Esse profissional pode estar atrás dos balcões, em farmácias ou responsável pelo atendimento, virtual e por ligações, ao cliente.
Algumas pessoas acham que esse profissional é responsável apenas pela venda dos medicamentos, porém é necessário conhecimento acerca dos produtos vendidos. Além da necessidade de vender o medicamento ideal, esse profissional também atua na organização e reposição de medicamentos e no auxílio ao farmacêutico.
Esse profissional atende as necessidades do cliente com as vendas e deve avaliar a prescrição médica para reforçar a quantidade correta que deve ser ingerida. Esse profissional precisa ser bastante ético e não deve vender medicamentos, principalmente os controlados, sem prescrição médica.
O atendente deve estar disponível para a retirada de dúvidas a respeito da localização dos itens à venda na farmácia e sobre dosagens e horários, também deve facilitar a procura do cliente por medicamentos.
A entrada e saída de medicamentos do estabelecimento devem ser feitas por esse profissional, a data de validade e o preço correspondente ao medicamento também deve ser verificado por ele.